Wednesday, August 03, 2005

the arcade fire



os canadenses da foto acima, integrantes do grupo the arcade fire, são os responsáveis pelo melhor disco que meus ouvidos escutaram este ano: funeral. como as coisas estão, acho bastante difícil que alguém consiga tirá-los do pódio. a voz de win butler me lembra o bowie da década de setenta (época do hunky dory, mais ou menos) e a da sua esposa e também vocalista, régine chassagne, tem um quê de björk da época do sugar cubes, só que menos estridente (atenção à fabulosa última faixa: "in the back seat"). além dos arranjos espertos, o que mais destaca o arcade fire da vala comum são as letras estranhas, oníricas e belas, tomem como exemplo a letra da faixa de abertura "neighborhood #1 (tunnels)" que traduzo abaixo:

e se a neve enterrar a minha,
a minha vizinhança
e se meus pais estiverem chorando
eu vou cavar um túnel
da minha janela para a sua,
sim, um túnel da minha janela para a sua.
você sairá pela chaminé
e me encontrará no meio,
no meio da cidade.
e já que não vai ter ninguém por perto
nós deixaremos nossos cabelos crescerem
e esqueceremos tudo o que sabíamos
e então nossa pele vai ficar mais grossa
por vivermos na neve.

você transforma todo o chumbo
pousado na minha cabeça
enquanto o dia escurece
eu ouço você cantar um hino dourado.

então, nós tentamos dar nomes às nossas crianças
Mas nós nos esquecemos dos nomes,
dos nomes que sabíamos
mas, às vezes, nos lembramos dos nossos quartos
e dos quartos dos nossos pais
e dos quartos dos nossos amigos.
então nós pensamos nos nossos pais,
o que terá acontecido com eles?

você transforma todo o chumbo
pousado na minha cabeça em ouro
enquanto o dia escurece
eu ouço você cantar um hino dourado,
a canção que estou tentando dizer.

purifique as cores, purifique minha mente
purifique as cores, purifique minha mente
e espalhe as cinzas das cores
sobre este meu coração!


ah, esses canadenses. me agrada a idéia de um país que deu à humanidade cronenberg, logan e leonard cohen.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

yeah, Arcade Fire!

a primeira que ouvi foi Old Flame e a partir dai virei admirador

6:47 PM  
Blogger André said...

preciso conhecer.

5:41 AM  
Anonymous Anonymous said...

ei, comprei as memórias/crônicas de Robert Dylan Zimermann (sic.), o nosso Bob Dylan - gosta?

4:00 AM  
Blogger fabiano m. said...

fala, marcos. desculpe a demora em te responder: não conheço tão bem assim o bob dylan, apenas o que todo mundo conhece, mas deve ser muito boa essa autobiografia dele. como gosto muito de biografias, adoraria ler. forte abraço.

8:35 AM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Hit Counter