Friday, July 29, 2005

os bons

a la rd vou fazer breves comentários sobre bons filmes que vi recentemente:

inconscientes

pequena jóia argentina. passado em 1913, início da era da psicanálise e da controvesa popularidade de freud, gira em torno do marido desaparecido de alma (leonor watling, belíssima) que sai em busca dele com a ajuda de salvador (luis tosar, ótimo), psiquiatra anti-freudiano e seu cunhado. este é o ponto de partida de uma trama rocambolesca com ares de sherlock holmes embebido em psicanálise. muito bacana o retrato de uma época em que ainda se tinha fé nas utopias (alma, em determinado momento, diz para salvador que logo não haverá ricos e pobres e serão todos iguais, segundo marx). diálogos e piadas inteligentes envolvendo tabus sexuais que - a despeito de nossa autoproclamada pós-modernidade e liberação sexual - perduram até hoje: homossexualismo, tamanho do pênis, frigidez, pornografia. brilhante.

sin city - cidade do pecado

sem sombra de dúvida melhor adaptação de quadrinhos para o cinema já feita. o multi-homem robert rodriguez (diretor, roterista, montador e compositor de trilha sonora) conseguiu passar para a tela o noir-pasteurizado de frank miller fazendo, inclusive, um filme que é melhor do que a obra original. a ultra-violência fetichizada por tarantino e companhia funciona bem e a inteligência do jogo de cores (preto e branco com tintas de amarelo e vermelho quando necessário) é indiscutível. tudo isso misturado com um elenco na ponta dos cascos que inclui clive owen no papel principal da história do meio, baseada na série "a grande matança", que é a melhor do filme; mickey rourke, perfeito e monstruoso como marv; benicio del toro; entre outros. desaconselhável para menores e pessoas com mau-gosto estético.

terra dos mortos

romero volta aos seus zumbis depois de um hiato de 20 anos. muita coisa aconteceu nesse tempo. remakes de a noite dos mortos-vivos e de zombie - o despertar dos mortos, paródias de filmes de zumbi, como a volta do mortos-vivos e, recentemente, o ótimo shaun of the dead e imitações ad-nauseum. romero é um cineasta à moda antiga, com todas as ingenuidades que isso pode acarretar. a platéia de hoje em dia é cínica demais para se assustar com zumbis que andam devagar (preferem os zumbis atléticos de madrugada dos mortos ou extermínio) ou simpatizar com alegorias políticas óbvias. como eu já disse anteriormente, vivemos uma época em que tudo já foi superexposto e satirizado e chegamos ao ponto de as pessoas gostarem da sátira sem gostar (ou conhecer) o original. algo como gostar do roman atkinson e achar o jerry lewis uma bosta. deparei-me com a situação de ouvir uma pessoa falar que o terra dos mortos parecia o madrugada dos mortos, só que pior. sinal dos tempos. o filme é bom, muito parecido com o antecessor dia dos mortos e me agradou assim como acredito que agradará a todos os fãs de longa data de romero, que continua, e continuará sempre, sendo um cineasta de nicho, visto e gostado por poucos. enquanto muitos se divertem com os imitadores do gênero que ele criou.

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

não ouvi falar desse Inconscientes... deve ter estreado por regiões

6:25 PM  
Blogger Ricardo Almeida said...

Você ainda está me devendo um livro autografado...
abs

3:58 AM  
Blogger André said...

meus parabéns por ter coragem de dizer que o o filme do rodriguez é bem melhor que o quadrinho. Eu concordo, mas tem que ter coragem pra falar.

11:30 AM  
Blogger fabiano m. said...

ricardo: é verdade, pode deixar que eu levo um quando o período começar.

andré: acho que ajuda o fato de eu não ter tantos amigos nerds assim... rs...

11:48 AM  
Anonymous Anonymous said...

Adorei o "desaconselhável para pessoas com mau-gosto estético" - encontrei um monte desse tipo q me disse pra não assistir!
um abraço

6:38 PM  
Anonymous Anonymous said...

adorei o terra dos mortos. não entendo as pessoas.

7:39 PM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Hit Counter