Thursday, July 28, 2005

a vida marinha com steve zissou



quantas vezes você pode dizer que viu um filme com uma trilha sonora que engloba músicas de compositores/bandas do naipe de david bowie, devo, the stooges e ennio morricone? ou com um elenco com astros da grandeza bill murray, angelica huston, willem dafoe e cate blanchett (linda, como sempre)totalmente à vontade em seus papéis? tudo isso dirigido por um sujeito como wes andreson, relativamente novo, com somente quatro longas na carreira, contando com esse, mas que já filma com propriedade e segurança?

anderson me parece fazer parte de uma nova e bem-vinda leva de cineastas americanos - na qual insiro o atualmente meio esquecido p. t. anderson - que consegue arregimentar atores consagrados para filmes autorais e, até certo ponto, despretensiosos.

este "a vida marinha com steve zissou" é uma delícia do ínico ao fim. bill murray interpreta zissou, um oceanógrafo explicitamente inspirado em jacques costeau, que sai em uma missão com ares melvillianos em busca do tal tubarão-jaguar que matou um dos seus tripulantes e melhor amigo. entre a tripulação estão willem dafoe, interpretando um hilário alemão sentimental; cate blanchett como a repórter grávida escalada para cobrir a viagem; angelica houston, esposa de steve zissou; e seu jorge, no papel de um especialista em segurança que passa o filme tocando várias músicas do bowie no violão em inusitadas versões em português.

divertido, permeado de excelentes referências musicais pop e encabeçado por um dos atores mais engraçados da atualidade.

momento sensacional: a seqüência "comando para matar" (como muito bem definiu meu irmão) na qual bill murray sai matando um bando de piratas que invadem o navio ao som de "search and destroy", dos stooges.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

gostei em partes do filme

estou vendo por aí opiniões de que é um filme em que Anderson esgotou o que tinha a dizer e há a expectativa do que virá a seguir, dois lugares que falam isso:

http://www.cineimperfeito.com.br/emcartaz.asp?pag=1&id=241

http://www.anotacoescinefilo.blogger.com.br/index.html

5:33 PM  
Anonymous Anonymous said...

um dos filmes que mais me deu prazer!

7:41 PM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Hit Counter