Friday, May 20, 2005

dois dvds



em 1986, muito antes de se tornar diretor da franquia "homem-aranha" e produtor de remakes ruins de filmes de terror japoneses, sam raimi dirigia este "uma noite alucinante" (the evil dead 2: dead by dawn), continuação hilariante de um dos melhores e mais cultuados filmes de horror de todos os tempos: "a morte do demônio" (the evil dead).

prosseguindo com a saga de ash, o pobre coitado que se vê às voltas com uma cabana no meio do nada infestada pelos mais horríveis demônios, "uma noite alucinante" aposta no humor que praticamente não existe no filme original. em vez de o banho de sangue do primeiro, o que se vê aqui é a exacerbação do virtusismo de sam raimi como diretor - usando e abusando da câmera nervosa e rápida que virou sua marca registrada - e situações absolutamente nonsense: uma mão decepada e possuída pelo coisa-ruim, cadáveres dançantes sem cabeça e demônios estraçalhados pela serra-elétrica do nosso herói.

o dvd nacional é bastante fraco, sem extra algum e com uma legendagem abaixo da crítica ("my parents" traduzido por "meus parentes" e a frase "we just cut up our girlfriend with a chainsaw" traduzida como "acabamos de cortar nossa amizade completamente"!!!). falta sair por aqui o dvd da terceira parte, "uma noite alucinante 3" (army of darkness).



"primavera para hitler" (the producers), primeiro filme do ex-genial mel brooks, traz a impagável dupla gene wilder (jovem, o filme é de 1968) e zero mostel encarnando dois produtores de teatro picaretas que resolvem montar um musical sobre hitler. zero mostel bola junto com wilder o seguinte golpe: mostel seduz inúmeras velhinhas e vende a cada uma delas de 25% a 100% (!!!) da participação na bilheteria, esperando que a peça fracasse e ele não precise pagar nada, tungando o dinheiro que elas investiram. porém, para a supresa de ambos, a peça é um sucesso cômico.

recheado de piadas deliciosamente politicamente incorretas, bem ao gosto do diretor, e contando com a sensacional música "springtime for hitler", este é talvez o melhor filme de mel brooks, que ainda faria com o mesmo gene wilder dois clássicos da comédia, "banzé no oeste" e "o jovem frankenstein".

ao contrário do dvd de "uma noite alucinante", este traz bons extras, como o making-of de mais de uma hora como depoimentos de gene wilder e do próprio mel brooks, além de uma galeria com os desenhos de produção.

3 Comments:

Blogger Ricardo Almeida said...

São estilos bem diferentes, mas ambos garantem boas risadas. A cena da mão decepada e possuída no Evil Dead é impagável. Gostei do epíteto "ex-genial" para Mel Brooks: preciso e justo.
abs

7:33 AM  
Anonymous Anonymous said...

êta, e que tradução é essa? Cada uma...
E parabéns mais uma vez o blog tá com força total!

6:09 PM  
Anonymous Anonymous said...

Não assisti nenhum dos filmes - os últimos sobre Hitler, que já faz algum tempo, foram Moloch (do diretor de Arca Russa, que agora não lembro do nome, rs.) e Arquitetura da Destruição (um brilhante documentário de Peter Coehn). Obrigado pelo link e parabéns pelo blog!

5:23 PM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Hit Counter