Friday, May 20, 2005

old boy



chan-wook park, diretor deste ótimo "old boy", em cartaz no rio, faz parte de um bem-vinda leva de "novos" diretores orientais que conta ainda com nomes como o ensandecido takashi miike (de "ichi the killer" e "audition") e fruit chan ("three extremes", filme em três episódios, cada qual dirigido por um desses diretores). hiper-violentos e imaginativos de uma maneira difícil de se ver hoje em dia, esses sujeitos andam fazendo os melhores filmes destes anos 2000. longe do anódino e asséptico cinemão americano (porém aproveitando-se de alguns bons recursos que a cinematografia americana inventou) e muito, mas muito longe, do tipo de cinema que se faz no brasil - que, salvo honrosas exceções, quando não é pura estética televisiva é o drama fácil e megalômano de um "casa de areia" - estes caras estão mostrando para o mundo que ainda é possível surpreender numa época em que achamos que já vimos de tudo.

"old boy" conta a história de um homem que ficou preso por 15 anos sem saber quem o prendeu ou por quê. quando solto, tudo que quer é vingança. porém, ao encontrar seu captor, ele percebe que a vingança pela vingança não basta: ele precisa saber por que este homem o prendeu. a resposta envolve o passado em conjunto de ambos os personagens e uma bizarra história de incesto e morte.

segunda parte de uma trilogia incompleta do diretor coreano tendo a vingança como tema (a primeira parte é "sympathy for mr. vengeance", inédito no brasil), "old boy" supreende não só pela crueza no tratamento da violência, que não é só graficamente explícita, mas também psicológica. saltam aos olhos também a inteligência da narrativa (exemplo: em menos de vinte minutos, com uma montagem espetacular, chan wook-park decupa 15 anos de prisão de forma crível e angustiante) e o ritmo que oscila entre o contemplativo e o brutal.

de certa forma, é este tipo de cinema que tarantino tenta fazer no ocidente, com suas sagas igualmente cheias de testosterona e sangue.

1 Comments:

Blogger André said...

oldboy é um dos melhores filmes que vi nos últimos tempos.
acabei de baixar good morning mr. vengeance. Dá um pouco de preguiça ver filme no computador, esse saco de procurar legenda e tal... mas esse é realmente imperdível

te adicionei lá nos meus links, abraço.

5:17 AM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Hit Counter