Wednesday, July 13, 2005

a noite dos mortos-vivos



muito bem: impulsionado pelo fato de que o "terra dos mortos" - quarta parte do que se achava ser uma trilogia dos mortos-vivos de george a. romero - está prestes a estrear em terras brasilis, e pelo fato igualmente interessante de "a noite dos mortos-vivos" estar disponível para download gratuito no archieve.org, revi este inigualável clássico do horror ontem.

filmado em 1968, com baixíssimo orçamento, durante fins de semana e madrugadas nos quais romero não estava trabalhando em agências de publicidade, "a noite dos mortos-vivos" é o filme arquetípico de zumbis e simplesmente criou todas as regras sobre mortos vivos que são usadas até hoje em milhares de imitações: eles só morrem com um tiro na cabeça, eles comem carne humana, vivos mordidos por zumbis são infectados e viram também zumbis, etc.

é claro que hoje em dia nós, pobres espectadores, vivemos numa era em que todas as idéias já foram superutilizadas, superexpostas e parodiadas ad nauseum, mas, em 1968, devia ser uma coisa particulamente horripilante ser graficamente exposto ao fato de os mortos estarem saindo de suas tumbas às centenas para praticar canibalismo. uma sequência é, até hoje, particularmente nauseante para os fracos de estômago: uma garotinha que havia sido mordida por um zumbi se banqueteia do cadáver do pai.

fala-se muito do subtexto político que romero gosta de colocar em seus filmes: na sequência "zombie: o despertar dos mortos" (1978), um grupo se refugia dentro de um shopping-center, fugindo dos mortos-vivos, e enxergaram nisso uma crítica ao consumismo desenfreado dos estadunidenses. na terceira parte, "dia dos mortos" (1985), os personagens estão encurralados em um abrigo militar subterrâneo controlado por um militar mão-de-ferro o que, supostamente, seria uma crítica ao militarismo desenfreado estadunidense. aqui, em 1968, fala-se que o personagem ben, interpretado por duane jones, negro, serviria para chamar atenção para questões raciais, teoria que ganhou impulso pelo fato de ben ser morto ao final por um bando de xerifes brancos e caipiras por ter sido confundido com um zumbi. curiosamente, o próprio romero diz que isso nem passou pela cabeça dele e que duane jones foi escolhido simplesmente por ser o melhor ator para o papel. porém, não há como negar que duane foi o primeiro ator a ter um papel principal em um filme de horror (e talvez em qualquer filme) no qual a importância do papel não era, a princípio, determinado pela sua cor. também não deixa de ser interessante ele salvar a pele da protagonista loira (judith o'dea) e se afirmar como líder dos sobreviventes sitiados na fazenda cercada por mortos-vivos.

também vale notar que romero decidiu rodar este filme em preto e branco numa época em que todos os filmes estavam sendo feitos em cores. de certa forma, a fotografia em p&b cai como uma luva, "escondendo" a precariedade dos efeitos por conta do orçamento curto e acrescentando uma atmosfera mais angustiante e crível.

que venha o "terra dos mortos".

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Preciso conhecer mais esse universo... Na net um dos blogs mais legais sobre o gênero é o do Marcelo Carrard: http://mondopaura.zip.net/

Sessão perguntas 2: como vc faz pra colocar as bordas nas imagens?

12:18 PM  
Blogger fabiano m. said...

fala, marcos. coneço o mondopaura, é realmente muito bom.

as bordas nas imagens, mais uma vez, são default do blogger, não tenho idéia de como elas aparecem...

11:34 AM  
Blogger André said...

amém.

6:17 AM  
Blogger fabiano m. said...

obrigado andré, segunda verei o "terra dos mortos" e posto uma resenha aqui. abs.

10:18 AM  
Blogger PontoZ said...

alguem sabe onde encontro a legenda para este filme?

10:39 AM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Hit Counter