Monday, June 20, 2005

persona



o cine arte uff está com uma interessante mostra "cinematógrafos", que seguirá até o dia 30 deste mês. a escolha do nome da mostra - que pode parecer à primeira vista um mero anglicismo - é explicada no folheto escrito por denise catalado:

"uma palavra final sobre o título da mostra - cinematógrafos, neologismo que o cine arte uff se atreveu a usar. buscando amparo nas raízes etimológicas do termo, apresentamos estes quinze cinematógrafos. quinze escritores do movimento."

fui ver hoje "persona", um dos bergmans que me faltavam. no mesmo cine arte, alguns anos atrás eu vi "morangos silvestres", do qual tenho impressões muito borradas, como, pensando bem, são minhas impressões da maioria dos bergmans que vi.

"persona" trata da atriz elisabeth vogler (liv ullmann) que, tendo perdido a voz durante uma encenação de electra, isola-se em uma ilha sob os cuidados da enfermeira alma (bibi andersson). o busílis é que alma, ao confessar à atriz muda segredos imersos em culpa, experimenta uma dissolução de sua própria personalidade, que aos poucos se funde à de elisabeth.

é claro que, em se tratando de bergman, tudo isso é retratado se valendo de preceitos da psicanálise clássica (por exemplo, ambas as mulheres possuem uma mal resolvida relação com a maternidade: alma não aceita um aborto e elisabeth odeia o próprio filho) e simbologia virtualmente impenetrável, representada principalmente pelo ínicio que alterna imagens de uma criança acordando em uma cama de necrotério com stills de imagens fálicas, mãos pregadas em uma cruz e símbolos de morte. há também alguma metalinguagem - com imagens se desalinhando propositalmente do projetor e a derradeira queima da película - cujo sentido não ficou lá muito claro para mim.

denso, bonito (graças em grande parte à fotografia de sven nykvist, colaborador recorrente de bergman) - principalmente nas seqüências em que a fusão da personalidade das duas mulheres fica mais explícita, como no célebre plano em que metade do rosto é o de bibi andersson e a outra metade é o de liv ullmann - e enigmático.

outros filmes da mostra cinematógrafos:

"anjos caídos" (wong kar wai) - dia 21, 17h, 19h e 20h
"trinta anos esta noite" (louis malle) - dia 23, 17h e dia 24, 21h
"pi" (darren aronofsky) - dia 23, 21h e dia 24, 17h
"vidas secas" (nelson pereira dos santos) - dia 25, 21h e dia 26, 17h20 (entrada franca)
"arca russa" (aleksandr sokurov) - dia 27, 19h e dia 29, 17h, 19h e 21h

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Baita programação que teria o prazer de ver. Mas,... Persona é um dos meus preferidos, mas, do sueco, prefiro, antes de tudo, Gritos e Sussurros, em seguida Morangos Silvestres para, depois, preferir Persona. Aproveite! A propósito, vc faz cinema?

5:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

Baita programação que teria o prazer de ver. Mas,... Persona é um dos meus preferidos, mas, do sueco, prefiro, antes de tudo, Gritos e Sussurros, em seguida Morangos Silvestres para, depois, preferir Persona. Aproveite! A propósito, vc faz cinema?

5:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

desculpa a repetição, mas nunca sei pq isso acontece - desculpa também por está aqui explicando isso e mais uma vez ocupando espaço em seu espaço!

5:24 PM  
Blogger fabiano m. said...

fala, marcos. obrigado pelo comentário e não se preocupe com as repetições! respondendo à sua pergunta, não, não faço cinema, faço letras... ...cinema é uma paixão desde a infância, mas meu metier são os livros...

5:40 PM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Hit Counter