Thursday, August 18, 2005

conversando literaturas



ilustres,

terça-feira passada (16/08) demos, eu e máximo heleno, a partida no projeto "conversando literaturas", que pretende abrir um espaço na universidade federal fluminense para um bate papo informal sobre diversos autores de várias nacionalidades, entre eles, jack kerouac, jorge luiz borges, arturo arias, gabriel gárcia marquez e julio cortázar. para os que quiserem saber como foi a tertúlia de inauguração e como será o projeto daqui em diante, visitem o crônicas à deriva para um pequeno relato sobre a iniciativa que vai desbancar as rodas de leitura do ccbb.

abraços.

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

projeto bem legal! se estivesse aí queria ser ouvinte de um encontro (pois pouco sei dos autores)

3:41 PM  
Anonymous Anonymous said...

Poxa, FABIANO, parabéns (extensivo ao Máximo e aos outros) pelo projeto. Legal a idéia de socializar conhecimentos, sentimentos e sensações em uma roda de leitura e estudo. Vivi algo parecido quando fazia graduação na UFRN, mas com um projeto de cinema – Quinta-Clássica, Sexta-Complexa (onde víamos filmes clássicos em preto-e-branco e discutíamos o livro Cinema ou o Homem Imaginário, de Edgar Morin). Pena que agora na Pós vivamos apenas para a pesquisa – em um isolamento que amedronta e dói. Quanto ao Conversando Literaturas, desculpa o pé-no-saco ou a patrulha ideológica ou uma postura que-não-tem-nada-a-ver, rs., senti falta de autores brasileiros. Claro, está só começando e talvez agora não seja o caso, mas é porque tem tanta coisa legal por aqui que é bom que divulguemos e conversemos sobre. Ah, a propósito, gosto muito de um escrito de Manaus chamado Milton Hatoum, autor de Relatos de Um Certo Oriente, Dois Irmãos e do novíssimo, que já comprei, Cinzas do Norte – o que você acha dele, gosta ou não, rs.?

5:50 AM  
Blogger fabiano m. said...

grande marcos,
na verdade, o "conversando..." tem como objetivo principal apresentar autores estrangeiros para alunos das outras habilitações do curso de letras (letras alemão, espanhol, inglês, francês), uma vez que, por exemplo, eu que estou concluindo letras-inglês jamai li na faculdade borges ou cortázar, assim como alunos das outras habilitações jamais leram (ou lerão) autores americanos. literatura brasileira é obrigatória para todos, de modo que, inicialmente, ela não é prioridade. é claro que isto não exclui a possibilidade de trabalharmos futuramente algum autor brasileiro. infelizmente, o projeto está ameaçado este semestre por conta de uma greve dos professores, com apoio dos funcionários, que deve começar na quarta. amanhã vou na assembléia para ver se a greve se confirma e volto a postar aqui sobre o futuro do "conversando..."
nunca li o milton hatoum, mas valeu pela dica. forte abraço.

12:43 PM  
Blogger [sic]. said...

Você ganhou uma sobrevida, meu jovem Fabiano - com o adiamento da greva, ainda dá pra encaixar uma reedição do evento no último dia de democracia naquele campus...
Espero que TODOS que forem convidados a participar do seu quiproquó compareçam de fato...
Pus um link pro seu blog lá no meu blog porcaria, o http://continuosis.blogspot.com
Ci vediamo, ok?

2:10 AM  
Blogger fabiano m. said...

é verdade, ilustre marlon. hoje vou passar por e-mail um informe "conversando literaturas". a greve ficou para o dia 30/08, não foi?

7:48 AM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Hit Counter