Saturday, September 03, 2005

carrie, a estranha



a rede record fez a gentileza de passar ontem "carrie", do brian de palma, baseado no romance do stephen king. excelente trabalho de de palma que ainda conta com o grande desempenho de sissy spacey como a menina vítima de uma mãe fanática religiosa e da crueldade de seus colegas de classe. carrie desenvolve telecinese (pessimamente traduzido pela dublagem como telepatia) como uma espécie de válvula de escape para a sua revolta contida. a seqüência inicial -- na qual carrie menstrua pela primeira vez no vestiário feminino, após a aula de ginástica, entra em pânico por não saber o que está acontecendo com ela e é humilhada pelas colegas -- determina o tom opressivo e angustiante do filme que vai num crescendo até o célebre clímax no baile de formatura.

stephen king publicou este seu primeiro romance em 1975, conquistando uma legião de leitores e pavimentando seu caminho de ícone da cultura pop e midas do mercado editorial. a versão para a tela grande é de apenas um ano depois, dado o estrondoso sucesso do livro, e dirigida por um de palma que era então conhecido somente por seu hitchcockiano "as irmãs diabólicas", na verdade um decalque de "festim diabólico". porém os traços característicos do diretor já estão lá: planos seqüência inacreditáveis, uso de split-screen, câmera lenta para sublinhar os momentos de tensão, etc.

a seqüência na qual carrie leva um banho de sangue de porco no baile de formatura é um primor: desde o instante em que o anfitrião anuncia que carrie e tommy foram escolhidos como o casal do baile até o momento do que o balde de sangue localizado em cima do palco cai sobre a cabeça de carrie, tudo transcorre em câmera lenta e a música oscila entre o sublime, quando carrie caminha em direção ao palco, e o estridente, quando são mostrados os estudantes escondidos que vão puxar a corda para derrubar o balde. graças à montagem exemplar, ficamos genuinamente tensos enquanto o maldito balde não cai logo na cabeça da personagem de spacek e, quando ele de fato cai e o pau come com carrie usando sua telecinese para se vingar de todos, o ritmo fica frenético, com as famosas cenas em split-screen e os assustadores closes em carrie banhada em sangue.

exemplo de como se fazer um filme de horror com clima, atmosfera e elegância. em tempos de remakes chinfrins como o de "massacre da serra elétrica" e "horror em amityville" e filmes de horror assépticos e sem personalidade, este "carrie" devia ser visto por todo e qualquer aspirante a diretor de terror. incluindo o walter salles.

-------

em tempo: mais um erro grosseiro de tradução na dublagem: carrie tenta explicar para a mãe durante o jantar que ela quer se dar melhor com suas colegas de classe e fala que as pessoas a acham "funny", ou seja, "estranha". a dubladora não tem dúvidas, sapeca um "mamãe, as pessoas acham que eu sou engraçada." e olha que o subtítulo em português é "a estranha", será que a dubladora queria que fosse "carrie, a engraçada"?

em tempo 2: qualquer pessoa que tenha sido implacavelmente zoada e humilhada na escola durante a pré-adolescência/adolescência, como o yours truly que vos escreve, vai olhar este filme com mais carinho. carrie white levou a cabo a vingança que todos nós planejamos secretamente, mas nunca colocamos em prática.

12 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Nice to visit your blog, come check out our
internet shopping site. Whether you are online shopping for fine jewelry online or other items, you can find them here.

7:08 AM  
Anonymous Anonymous said...

Using the most advanced satellite technology, we deliver more than 225 channels of programming to homes and businesses that have Directv Oval Dish receiving equipment, which features a small satellite dish, a digital set-top receiver and a remote control. Check out my site on Directv Oval Dish

7:16 AM  
Blogger [sic]. said...

(Antes de mais nada: você também não odeia esses "comentários" de "blogueiros" que, obviamente, estão a fim de te convencer a aumentar o tamanho do seu pau?)
Patético, mas admito: ainda não vi Carrie, a bisonha (tradução livre). Mas li Horror em Amityville e tive que dormir com minha mãe depois...
Filme bizarro é aquele baseado no livro "A profecia". Os closes me deixavam tonto, e o cemitério em que o Senador Thorn constata que seu filho, o Anticristo, nasceu de uma loba, encontrando sua carcaça, é ridícula. Parece cenário do Xuxa Park...
Até dia 13, jovem.

5:16 PM  
Blogger fabiano m. said...

é foda, já inventaram spam até para blog. vi o "a profecia" há muito tempo... ...acho que gostei na época, tenho que rever. vamos ver se a gente toma uma cerveja antes do dia 13, chama a isa também.

5:22 PM  
Blogger [sic]. said...

Ok, jovem, vamos detonar nossos fígados antes de nos iluminarmos...

10:03 PM  
Anonymous Anonymous said...

Caramba, quanto spam. Ainda não tinha visto em blog - abandonei o meu tem tempo...era só mais um veículo que eu tinha para me sentir a Carrie... é bom eliminar essas coisinhas e evitar aborrecimento.
Ah, e nosso prof dizendo até mais no blog...
Um abraço

7:09 AM  
Blogger fabiano m. said...

pois é... malditos spams. e é uma pena o ricardo ter abandonado o "poesia residual"...

8:50 AM  
Blogger André said...

e aí fabiano?

pois é, carrie é sensacional mesmo, tenho o livro e o filme... aliás, demorou pra sair uma edição dupla em dvd hein?

poxa, muito bacana vc ir ao wilco. certeza que a gente se esbarra lá. como vou provavelmente chegar meio cedo lá (e nao conheço nada do rio), a gente podia dar um rolê, e depois ir pro mam, o q vc acha?

5:22 AM  
Blogger fabiano m. said...

fala, andré. perfeito. posso te apresentar os pés sujos mais bacanas do centro do rio e depois a gente emburaca para o mam. quando tiver chegando mais perto a gente combina melhor. só vou poder comprar o ingresso mais para o final do mês, tomara que não esgote até lá. abs.

11:53 AM  
Blogger André said...

belezaa man, combinado.

fui comprar ontem na fnac da paulista. Duas horas na fila... fueda.

5:25 AM  
Blogger André said...

putz, nao rola pedir uma grana emprestada pro vizinho?

se bem que a indiaiada tá é mesmo atrás dos strokes... mas é bom não arriscar, já que são apenas dois mil ingressos.

abs!

9:29 AM  
Anonymous Anonymous said...

Carrie é ótimo...Vingança, vingança, vingança! Vingança aos santos clamar!
Se bem que, no caso, a coisa está mais(bem mais) para o lado das criaturas não-benignas...

Em tempo3:Os zoados que não se tornaram serial killers,graças às forças pulsantes da inteligência, estão se transformando em ótimos escritores, pelo menos...

8:15 PM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Hit Counter