Sunday, September 18, 2005

vai começar o desespero



agora não tem jeito. chegou no jornal de sábado o suplemento sobre o festival do rio 2005. mais desanimado do que qualquer outra coisa pelo mar de filmes que vou querer ver, pelo pesadelo que é a compra dos ingressos, pelas duas semanas de idas e vindas para o rio que prevejo, e pelo prospecto angustiante de ter que enfrentar novamente o hall do estação unibanco lotado de habitantes da zona sul do rio, só hoje criei coragem de folhear a programação para fazer a bendita triagem dos filmes. acabada a tarefa inglória, sou obrigado a capitular: a programação é a melhor que vejo em anos de festival.

para começar a alegria, os organizadores conseguiram trazer os outros dois capítulos da trilogia de park "old boy" chan-wook: "senhor vingança" (anterior a "old boy") e "lady vingança" (posterior). conseguiram também o filme "três... extremos" que reúne, em três episódios, a nata do cinema extremo oriental contemporâneo: o próprio chan-wook, fruit chan e o genial e demente takashi miike.

poderemos deliciar nossos olhos com os novos trabalhos de wong kar-wai, o aguardadíssimo "2046" e o curta-metragem que o homem dirigiu no filme "eros", cujos outros dois episódios são de ninguém menos que antonioni e soderbergh. além do novo lars von trier, "marderlay", continuação de "dogville", que vou deixar para ver quando entrar em circuito e da sua colaboração como roterista com thomas "festa de família" vinterberg: "querida wendy".

este ano ainda conta com a adaptação de "oliver twist", de polanski; o novo gus van sant, "last days", no qual o diretor de "drugstore cowboy" dá sua versão dos dias que antecederam o suicídio de kurt cobain; "em minha terra", novo do john boorman; "flores partidas", promissora dobradinha jim jarmush/bill murray; o win wenders "don't come knocking", no qual o diretor retoma a parceiria com sam shepard, de "paris texas"; e o nosso "árido movie", de lírio ferreira. isso sem falar nos trabalhos mais recentes de gregg araki ("mistérios da carne"); michael haneke (com o bem falado "caché"); e do canadense atom egoyan ("where the thruth lies"), entre vários outros.

ainda temos as curiosidades "entrando na garganta profunda", documentário sobre o mais famoso (e engraçadíssimo) filme pornô de todos os tempos: "deep throat" (ainda me lembro da musiquinha: "deeeep throat, deeper than deep, deeeep throat"); "factotum", adaptação do livro homônimo de bukowski com matt dillon (!) no papel do velho safado; "edmond", colaboração inusitada entre o roteirista david mamet e stuart gordon (!), diretor, entre outras podreiras, de "re-animator"; a co-produção coréia do sul-china-hong kong "seven sword", um épico samurai; e, no mam, o clássico de vertov, "o homem com a câmera".

e olha que eu nem falei da première brasil, pois não costumo ver os nacionais no festival porque, de um jeito ou de outro, eles têm estréia garantida...

haja grana e disposição.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

You have done a wonderful job, congratulations. I found your pages when trying to find more information on this topic. Any relevant information would be appreciated as I'm just starting my search.
Please visit my little project about cornice board here!

6:30 PM  
Blogger [sic]. said...

Ser seu amigo é melhor do que ser seu inimigo, Fabiano: detestaria te odiar sabendo que você faz com que eu me sinta cada vez mais burro...
(isso foi um elogio, tá bem?)
MALDITOS SPAMMERS, MORRAM!!!

11:30 PM  
Blogger fabiano m. said...

que isso, marlon... ...com sorte, ainda seremos inimigos e você vai poder me odiar à vontade... rs... forte abraço.

5:52 AM  
Blogger André said...

nao se esqueça de the devil and daniel johnston, documentário sobre o genial johnston, vencedor em sundance.

torço muito pra que tudo isso desça pra mostra br.

10:51 AM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Hit Counter